Poesia angolana-Ana Paula Tavares
Ana Paula Tavares,Google imagens |
By Marnielly Freires
Neste artigo,falarei um pouco sobre a obra da autora angolana Ana Paula Tavares,de como seus livros e poesias retratam a imagem e o papel da mulher(angolana em especial)na sociedade.
A poesia africana e tem muitas conexões com a literatura brasileira;Como disse a própria Ana Paula Tavares em uma entrevista.
"Por volta de 1950,os autores brasileiros eram leitura de cabeceira de vários escritores angolanos ,inclusive cita neste video,o nome de vários afamados escritores brasileiros daquela epóca."
Bem...que a literatura brasileira tem uma conexão com a literatura angolana não há dúvidas,mas hoje pretendo me ater a obra de Ana Paula,quem sabe depois poderemos falar mais apuradamente sobre a conexão entre as duas literaturas.
Ana Paula Tavares retrata em suas poesias a figura da mulher,mas não apenas o papel de mulher frágil e vista somente como procriadora(que era bastante comum nas decádas passadas,hoje apesar de tudo, isso mudou bastante),ela mostra através de seus textos,que o papel da mulher pode ser muito mais abrangente.
Suas poesias e seus livros,levantam questionamentos como:Qual realmente o papel da mulher dentro da sociedade;são as mulheres meras procriadoras?
Sua obra está voltada ao universo femino africano,no entanto isso pode ser trazido sem dúvidas alguma,para o universo femino em geral, visto que as problemáticas enfrentadas por nós mulheres,são muito semelhantes em todos os países,ainda que alguns menos ou mais complexas,ainda assim muito similares no que concerne a atuação femina socialmente.
Os temas de seus poemas versam sobre:Amor,nascimento,traição e morte principalmente,temas esses que são parte do universo feminino.
Claro que a morte,o amor,o nascimento...também fazem parte da vida dos homens,da humanidade em geral,mas seus poemas falam deles principalmente aplicados ao universo das mulheres.
A obra inaugural da poetisa foi:Ritos de passagem (livro esse que ainda pretendo ler),que foi lançado por volta de 1983-1985.
Como vimos é um livro da decáda de oitenta,ou seja é uma obra moderna, visto que nos anos 80,o mundo já tinha avançado muito no que se diz respeito a tecnologia,ciência,artes e etc.
O livro Ritos de passagem desempenhou um papel muito importante,pois abriu portas para outras escritoras angolanas,e também porque desconstruiu a imagem da mulher daquele tempo,que era vista até então como simples procriadora.
Os poemas deste livro,caracteriza uma "nova mulher",que é capaz de amar,sonhar,sentir prazer,ter sentimentos complexos,e pensar criticamente.
Esta obra da autora é considerado um marco na cultura angolana,principalmente pelo fato de trazer á luz todos esses aspectos feminos,de mulheres que pensam,que têm opiniões próprias,de pessoas que não são apenas "instrumentos de procriação",mas são de fato pessoas,seres humanos com todas suas limitações,mas também com todas as atribuições e aptdões humanas.
E essas atribuições, não estam limitadas ao sexo do individuo,não é privilégio especial masculino sentir,pensar,amar,raciocinar de forma eficaz.
Prova disso são os próprios textos de Ana Paula,que nos mostram uma mulher que questiona e não fica limitada á pensamentos "pequenos",mas desenvolve seus própios pensamentos e não se prende á meros conceitos.
Ana paula se permite ser uma mulher em toda sua plenitude,se permite ser o que pode ser,e não ao que dizem que "uma mulher pode ser",isso é um exemplo fantástico para todas as mulheres.
Para mim foi uma imensa satisfação conhecer essa autora e poetisa,espero conhecer mais de seu trabalho,pois sei que isso agregará muitas coisas boas e úteis ao meu conhecimento durante a minha aprendizagem literária,mas também para mim mesma como ser humano.
Espero que esse texto possa de alguma forma ser útil para alguém.
Se desejar conhecer um pouco da obra da autora é só visitar esse endereço:
Poemas e poesias de Ana Paula Tavares
Comentários
Postar um comentário