Black-sinopse do filme


Oficina de Libras.blogspot.com
By Marnielly Freires


Origem:India

Duração:120 minutos

Gênero:Drama

"O alfabeto de "todo mundo" começa por a,b,c,d,e...mas o de Michelle por B-L-A-C-K(Negro)."

Como seria nascer "incompleto",alguém que Deus esqueceu de "terminar"?,É dessa forma  que a protagonista desta história descreve a si mesma;como "um projeto inacabado de Deus."

A razão pela qual ela se intitula assim,é pelo fato de ter nascido cega e surda.-Por ventura teria Deus esquecido de dar-lhe tais capacidades auditivas e visuais antes de enviá-la ao mundo?

Creio que não,mas o pensamente de Michelle é totalmente compreensível,afinal deveria haver uma razão para ela ter nascido assim,do fundo de sua inocência ela pensa que, quem sabe Deus não pôde "terminá-la" antes do dia de seu nascimento.

Michelle não demonstra-se revoltada com Deus por isso,muito pelo o contrário, ela nos dá ao longo do filme,várias lições de fé,paciência e perseverança.

Imagine como seria o mundo sem poder ver tudo aquilo que está a nossa volta,e mais ainda sem poder ver nem enxergar!

Se a vida de alguém com um só tipo de deficiência física já é por demasiado difícil,imaginemos então de alguém que não vê e não ouve nada,desde recém nascida,e mesmo diante de tudo isso ela encontra razões para viver.

Assisti esse filme por indicação de uma professora do curso de Letras,e estou muito agradecida por ter podido conhecer essa história tão inspiradora,se tivesse que definir esse filme numa palavra,acho que seria: Inspirador.

Sem dúvidas a história de vida de Michelle Mc Nally,é inspiradora para todos nós,o filme nos leva á várias reflexões sobre a vida,e também nos mostra como muitas vezes podemos ser mal agradecidos e reclamamos tanto,quanto existem pessoas com problemas infinitamente maiores que os nossos.

Quando comecei a assistir o filme,confesso que pensei que não seria possível( humanamente falando),alguém que nasceu surdo e cego,conseguir viver nesse mundo,sendo que já é tão difícil para todos,mesmo quem é fisicamente "perfeito".

Descobri então na web conferência(para minha surpresa e alegria) que tivemos,que o enredo do filme foi baseado numa história real;na vida de Helen Keller

Isso é uma bela lição que temos que aprender sobre a vida,que nada é realmente impossível,especialmente quando cremos em Deus e no seu poder de operar milagres,o prolema é que ás vezes,as coisas do dia a dia ,nos fazem um pouco "céticos".

Minha intenção aqui,não é contar tudo que se passa no filme,até porque é um filme longo(de duas horas),mas dividir com vocês a minha impressão,aquilo que absorvi com essa trama tão emocionante,inspiradora...fantástica.

Falei do personagem principal Michelle,mas não poderia  esquecer de falar de um dos personagens mas cativantes desse filme:seu professor.

Ele que torna possível que Michelle tenha uma nova vida, começa a lhe dar aulas aos 8 anos de idade,nesse momento ela ainda vive como uma animal,pois não sabe fazer nada como uma pessoa,e seus pais talvez por não saberem como lidar com aquela situação(poucos saberiam),a mantêm assim.

O professor será então a partir daí torna-se,um verdadeiro anjo na vida de Michelle,lhe ensinará a se comunicar através de uma nova linguagem,fará dela uma pessoa educada e culta, á despeito de sua dupla deficiência.

Depois de anos de muito esforço e muitos desapontamentos,Michelle por fim consegue se formar,no final do filme,ela faz um discurso emocionante(usando sua própria linguagem),falando sobre tudo que teve que enfrentar até chegar até esse tão almejado dia,e de quanto gostaria que seu amado professor estivesse presente para aplaudi-la.

Infelizmente o sr Sahai,não pôde está presente,pois está internado em uma clínica porque passou subitamente a esquecer todas as coisas,ou seja está com mal de Alzheimer,essa é uma parte realmente triste,afinal ele desejou "toda a vida",que esse dias chegasse,e lutou para que isso acontecesse, mas não pode está presente quando isso aconteceu.

Assim são as coisas da vida,ainda mais porque Michelle passou 40 anos para se formar enquanto seus colegas passaram 20,em seu discurso ela diz que,essa vitória também é de seu professor que lutou com ela por isso incansavelmente.

O fato de Sahai não está presente no dia da formatura de Michelle,pode deixar o telespectador um pouco triste,mas gostei da cena que se segue,quando ela o visita no hospital usando ainda sua beca,e ele toca no seu chapéu(esqueci como se chamam esses chapeis usados na formatura),e então ele sabe que ela se formou.

Lá fora está chovendo enquanto a cena se passa,Michelle toma um pouco da água da chuva e dar ao professor como ele faz no início,e usando o mesmo método que ele usou para ensiná-la a falar quando era uma menina,ela põe sua mão na boca dele,para que ele sinta o som das palavras,e pronuncia Á-G-U-A.

Tive a impressão que ele então começa a recordar tudo,mas ele recordou somente sua primeira palavra.

O filme se passa num passado distante,é uma história narrada  por Michelle,aliás graças a seu professor,  ela pôde escrever tudo isso com sua máquina de escrever,pois ele lhe ensinou.

Existe uma frase que Michelle diz,que para mim foi muito especial.

"Em matéria de Deus somos todos surdos e cegos,pois nunca o vimos nem o ouvimos realmente,mas eu,eu pude sentir Deus,no meu professor".

Através do seu professor ela pôde sentir a presença de Deus na sua vida,poia Deus está presente em muitas coisas,e quando ela disse que "o professor era Deus",ela quis dizer que Deus estava presente nele,pois Deus habita dentro de tudo que é bom.

Resumindo:esse filme é uma bela lição de vida, sem sombras de dúvidas.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só sabe onde aperta o sapato,quem calça"

O menino de ouro-sinopse do filme

Ouvindo a voz de Deus

Pai afasta de mim esse cálice

A nova MPB-"A MPB fofa"