Analfabetismo funcional:o que é isso?
atribuição:depositphotos.com |
By Marnielly Freires
Provavelmente,todos sabem o que é uma pessoa analfabeta;aquela que não sabe ler nem escrever,mas e analfabeto funcional?Certamente muitas pessoas já devem ter ouvido esse termo por aí,mas o que é realmente o analfabetismo funcional?
Um analfabeto funcional,é alguém que consegue ler e escrever,porém não consegue interpretar eficazmente textos simples,e por essa razão tem dificuldades para resolver problemas matemáticos,até mesmo os mais simples,pois a matemática também está ligada á interpretação.
Para resolver um problema matemático,é necessário interpretar corretamente o enunciado das questões,muitas pessoas tem dificuldades nessa matéria por esse motivo;por não conseguirem entender bem o que os exercícios propõem.
Em se tratando de português,que muitas pessoas julgam "fácil",por não necessitar fazer contas,isso é algo que vai mudando pouco á pouco nas séries escolares.
Isso ocorre porque na alfabetização por exemplo,a língua portuguesa é ensinada de forma básica,mas conforme o grau de dificuldade vai aumentando,e surgem as questões gramaticais e de interpretação,os alunos sentem mais dificuldade de acompanhar a matéria.
Qual a razão do analfabetismo funcional ser tão forte no Brasil?
Na minha opinião,existem várias razões,mas uma da principais causas disso acontecer tanto no nosso país,é a negligência.
Vejo isso diariamente na minha rotina ensinando crianças,e foi exatamente isso que me motivou a escrever esse texto,para alertar as pessoas sobre esse problema tão sério,que infelizmente é muito comum no Brasil:O analfabetismo funcional.
Cito a negligência como causa principal,pela seguinte razão:parece que se quer ensinar as crianças somente a ler e escrever,como se isso fosse o bastante.
Existe uma urgência por parte do sistema público de ensino(talvez pressionados pelo governo),de alfabetizar as crianças,mas não uma urgência de torná-las alfabetizados funcionais, que é exatamente o oposto de analfabeto funcional.
Existem até críticos que dizem que o Brasil é contra a educação...isso é algo a se pensar.
Os níveis de analfabetismo funcional
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, a ONG ação educativa e o apoio do Ibope,demonstrou os níveis de analfabetismo funcional no Brasil.
A pesquisa foi realizada com pessoas de 15 á 64 anos,com intuito de medir a capacidade de leitura e interpretação,e como elas aplicam a matemática no seu dia a dia.
Segundo resultados dessa pesquisa,é possível classificar os analfabetos funcionais,em dois níveis diferentes:Analfabeto e rudimentar.
Analfabeto: segundo a pesquisa,é aquele que não consegue decodificar frases,nem mesmo frases simples,ou seja aquele que não sabe ler nem escrever.
Rudimentar: está incluindo nesse nível, aquele que consegue decifrar mensagens simples em um texto e realizar operações matemáticas mais básicas.
Por sua vez os alfabetizados funcionais foram divididos em três categorias distintas: Elementar,intermediário e proficiente.
Elementar: Aquele que é capaz de ler e interpretar textos de médio grau de dificuldade e solucionar problemas matemáticos que não sejam tão complexos, se encontra nesse nível.
Intermediário: Quem consegue ler textos e interpretar, realizar a resolução de problemas matemáticos mais complexos,mas não consegue por exemplo compreender a posição do autor com relação ao texto,se enquadra no nível de alfabetizado funcional intermediário.
Proficiente:Esse é o mais alto nível dos funcionalmente alfabetizados,pois os que estão neste nível,de acordo com a pesquisa,conseguem interpretar bem textos de alto grau de complexidade,entender o posicionamento do autor,e realizar operações matemáticas muito mais complexas.
Bem,isso é apenas uma breve descrição de cada nível,que fiz aqui,mas é possível verificar melhor cada um deles na página do Instituto que realizou a pesquisa,coloquei o link no incio desse tópico,para quem tiver curiosidade de saber mais sobre esse assunto.
Como acabar com esse problema ?
Para erradicar o analfabetismo funcional em nosso país,é necessário que haja uma maior conscientização de todas as pessoas envolvidas na educação brasileira.
Quando digo todos os envolvidos,me refiro também aos pais,aliás principalmente os pais,e claro os professores,principalmente os da rede pública de ensino.
Não quero dizer com isso, que é esse um problema apenas da educação pública,mas que ele é maior na rede estadual que nas escolas privadas,pois até mesmo a falta de reconhecimento do governo ao professor,pode ser um fator que desmotiva os professores a exercer melhor seu papel dentro da sala de aula,e sem dúvidas isso influencia na alfabetização eficaz.
Influencia porque,muitas vezes uma sala com muitos alunos:superlotada,de que maneira o professor conseguirá dar a cada aluno a atenção devida?
Por isso muitos alunos aprendem a ler e escrever,respondem as questões propostas de forma quase automática,mas não conseguem desenvolver um senso mais crítico,para interpretar os textos que leem,e entender de fato o que estão lendo.
É preciso ensinar desde cedo,as crianças a pensarem por si mesmas,e a desenvolver um senso critico diante dos fatos e situações a elas apresentadas,é necessário não apenas ensinar a ler e escrever,mas fazê-lo de maneira eficaz.
Para que isso aconteça,como disse antes é necessário a conscientização dos pais e professores,o papel dos professores é muito importante na educação,mas os pais sem dúvidas devem sempre acompanhar de perto as dificuldades de seus filhos,por exemplo devem estar aptos a compreender quando seus filhos necessitam uma atenção especial.
Se verificarem que eles realmente necessitam de ajuda extra escolar uma boa opção pode ser o reforço escolar,vale ressaltar aqui que todos os meios de aprendizagem devem ser realizados de maneira produtivas e não automáticas.
Cabe aos pais verificar se aquele método de fato está trazendo bons resultados a aprendizagem da criança,ou se ele está apenas resolvendo exercícios automaticamente.
O ensino eficaz é aquele que ensina os alunos a resolverem as atividades e não o que lhes dar todas as respostas sem ensinar-lhes o porquê e como fazer,ou seja devemos "mostrar como pescar,e não dar-lhes o peixe",se fizermos isso eles nunca aprenderão como "pescar"sozinhos.
Espero que esse artigo tenha sido útil e proposto uma reflexão sobre esse tema tão sério,que é o analfabetismo funcional.
Fique a vontade para compartilhar suas opiniões e expressar suas ideias aqui,elas são muito bem vindas.
Comentários
Postar um comentário