Perdoar é esquecer?






By Marnielly Freires

Falar sobre esse tema perdão, é algo muito delicado, é muito comum ouvir a frase: perdoar é esquecer. Mas será que é assim realmente; perdoar é esquecer?

Se perdoar fosse esquecer, seria algo muito difícil, porque dificilmente sofreremos de uma amnésia repentina.

Quando perdoamos, não significa que nossa memória é apagada de uma hora para outra, e todo o mal que nos fizeram, é apagado. Infelizmente não existe na nossa mente um botão de delete, perdoar é uma atitude consciente.


O que significa perdoar

A palavra desculpar, quer dizer que nós desculpamos, tiramos a culpa de alguém, não atribuímos-lhe, mas o mal, por alguma coisa que ela nos fez de mal, mas não podemos simplesmente apagar as lembranças que isso deixou dentro de nós.

As feridas, cicatrizarão um dia, o tempo demora de acordo com a profundidade que elas nos atingiram e a dor que causaram ,no entanto, ainda que perdoemos, as recordações ficam para sempre, porém quando perdoamos, já não nos causa tanta dor ao lembrar.

Por que devo perdoar?

Perdoar não é esquecer, e portanto você não precisa esquecer, mas precisa perdoar.

Quando guardamos mágoa de alguém que nos causou alguma tristeza, que nos feriou, isso só é prejudicial para nós mesmos.

Sabe aquele dizer que o rancor é um veneno que tomamos esperando que o outro morra?

Isso é uma das coisas mais sábias e verdadeiras que já ouvi, infelizmente muitas vezes, nós tomamos esse veneno, sem saber que isso é algo prejudicial só para nós mesmos.

Talvez eu não seja o melhor exemplo, porque durante muito tempo alimentei sentimentos assim dentro do meu coração, mas por isso mesmo digo que não vale a pena.

Não posso dizer seguramente que perdoei totalmente, mas isso já não me afeta como antes, e eu já compreendi que perdoar é a melhor decisão.

Eu teria sofrido menos se eu tivesse entendido isso antes,Por isso não guarde mágoas no seu coração, o único que se prejudica é você, pois aquele que te magoou, “não tá nem aí.”


Perdoar é libertador

Quando perdoamos, nosso coração fica mais leve, porque realmente é um peso que tiramos de dentro de nós, viver com rancor é um fardo muito pesado.

A magoa afeta nossa vida de infinitas formas, não somente nossas emoções, mas nosso psicológico, nossa saúde mental e espiritual.

Quando resolvemos dar nosso perdão, nos libertamos de tudo isso.

Se você tem uma mágoa, se não consegue se libertar dela, ore e peça a Deus que limpe seu coração, creio que só Ele pode fazer isso, porque Ele é a fonte do perdão.

Não importa se você não conseguir mais conviver com essa pessoa como antes(se é alguém próximo),se não consegue mais ter a mesma confiança de antes, quem sabe é um amigo que mentiu, que não foi leal, que não valorizou sua amizade.

Pode ter sido ainda, alguém muito próximo que não te amou, que nunca te respeitou, seja quem for, e o que quer que possa ter se passado, perdoe.

A única pessoa que sairá ganhando é você, não é necessário ter a mesma amizade, não é preciso ter o mesmo amor (respeitar já é uma forma de amor),não é preciso esquecer, afinal perdoar não é esquecer, porém perdoe, e você se sentirá muito mais leve.

Muitas vezes, o mais difícil, é perdoar aqueles que não mudam de atitude, que continuam sendo exatamente a mesmissima pessoa,  mesmo assim perdoe.

Quando digo perdoe, quero dizer: não deixe isso danificar seus sentimentos, seu coração, existem circunstâncias que é realmente uma tarefa difícil, mas mesmo assim procure forças em Deus e  Ele guardará seu coração.

Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. (Marcos 11:26)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só sabe onde aperta o sapato,quem calça"

O menino de ouro-sinopse do filme

Ouvindo a voz de Deus

Pai afasta de mim esse cálice

A nova MPB-"A MPB fofa"