A verdadeira caridade
By Marnielly Freires
O que é caridade, dar aquilo que sobra aos pobres, Atirar uma moeda ao mendigo na rua, doar suas roupas velhas, dar um prato de comida ao faminto?
Isso se chama esmola, não caridade.Doar roupas, alimento para quem precisa, é parte de ser caridoso, mas se damos somente aquilo que nos sobra, qual a graça nisso?
Dar algo só por obrigação e de qualquer forma, estar longe de ser a caridade da qual a Bíblia nos fala e nos exorta a praticar.
No mundo em que vivemos hoje, é cada dia mais raro pessoas que se preocupam com próximo, isso acontece porque cada dia mais, as pessoas estão preocupadas em satisfazer seus próprios interesses, e não conseguem enxergar além de suas próprias necessidades.
A Bíblia fala que nos últimos tempos o amor de muitos esfriaria, a falta de caridade é um reflexo disso, afinal a verdadeira caridade é o amor.
Existem dentro da igreja alguns conceitos com relação à isso, que sempre me fizeram questionar, como a crença de que é preciso sentir, ou ter uma revelação dos céus, para ajudar alguém.
Eu acredito sim, que Deus pode revelar uma necessidade de alguém, da mesma maneira que Ele pode revelar qualquer coisa que seja da vontade dele.
No entanto, na maioria das vezes ,Ele não vai fazer isso, do contrário, de que forma poderíamos exercitar nossa caridade? Ora, esperar sempre que Deus nos mande fazer as coisas é algo sem lógica, e sem base bíblica.
Ademais, Deus deixou bem claro como deveríamos agir em relação a isso, revelar significa mostrar o que está oculto, muitas vezes mesmo sabendo que existem pessoas necessitando de ajuda, alguns irmãos vão orar para saber se devem ajudar, inacreditavelmente, isso acontece.
Muitos dirão, que todas as coisas devem ser guiadas por Deus, sem dúvidas, mas isso não significa que temos que perguntar a Deus se devemos ou não ajudar, se temos o meios, claro que devemos ajudar!
Veja o que a Bíblia diz a esse respeito:Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.(Tiago 4:17)
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.(Tiago 2:15-18)
Resumindo a Bíblia é bem clara, se podemos fazer o bem e não fazemos pecamos, devemos fazer aquilo que estar ao nosso alcance,por que pedir a Deus que ajude nosso irmão, quando nós mesmos podemos fazê-lo?
Vimos que Tiago, compara a caridade sem atitudes, a fé sem obras, assim como a fé sem obras é morta, o amor sem atitudes é morto.
Como podemos dizer que amamos nosso próximo, vê-lo necessitado e não ajudar? Pode por ventura isso ser amor? Eu sinceramente não acredito, é impossível amar alguém, ter como ajudar e não ajudá-lo.
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.(1 João 3:18)
Recentemente vi a foto de um menininho num país muito pobre, que não tinha nada, mas quando ganhou um pirulito,quis compartilhar com o repórter.
Esse fato só reforçou mais a ideia que eu já tinha:aqueles que mais dão, são os que menos têm,não é preciso ter muito para ajudar ,só precisa ter atitude, e boa vontade .
Se você é o tipo de pessoa que dar só o que lhe sobeja, e acha que isso tá muito bom, saiba que Deus nem recebe seu gesto, Ele não precisa de esmolas.
Quando Ele te diz para ser caridoso,é para que você aprenda exercitar seu amor,isso é benefíco,para nós mesmos,nosso desenvolvimento espiritual.
Não somos tão evoluidos,a ponto de dar o melhor, como Deus gostaria,mas no momento de doar algo,devemos perguntar:isso vai ser útil para essa pessoa, estou dando o melhor que posso realmente?
A verdadeira caridade,não tem nada a ver com atirar algo como uma roupa velha que está no armário há seculos, e pensar:ah,mas eles são pobres, isso tá muito bom.
Estou dizendo isso com conhecimento de causa, porque sei que muitos procedem assim, e muitas vezes as pessoas que recebem aquela doação nem mesmo conseguem fazer proveito daquilo.
Conseguimos reconhecer, uma doação que vem do coração, e outra que não vêm.
Não devemos esperar nada de ninguém , só de Deus, mas isso não significa que não devemos ajudar a quem precisa,e ajudar é se colocar no lugar do outro antes de tudo,o que quero aqui, é desmitificar o conceito que caridade é esmola.
Meu objetivo real com esse texto, é mostrar o que é caridade, e a melhor maneira de praticá-la,baseada na Bíblia.
A verdadeira caridade, o verdadeiro amor é esse, orar pelo próximo, mas também fazer o que estar ao nosso alcance, não há nada de errado, tornar a prova do nosso irmão um pouquinho mais leve, se podemos fazer isso.
Comentários
Postar um comentário