Linguagem em extinção
"A língua é patrimônio cultural e imaterial de um povo, conta histórias e transmite conhecimentos antigos, faz parte da riqueza de um grupo, sem a linguagem jamais poderíamos transmitir tantas informações, por essa razão, é tão importante, que todas as linguagens sejam preservadas."
Uma linguagem em extinção é aquela que existem poucos falantes, que é pouco usada, e aos poucos tem a tendência de se extinguir.
Muitas linguagens ao redor do mundo, já foram extintas, e muitas outras estão passando pelo mesmo processo, e podem acabar entrando nas estatísticas de línguas mortas pelo desuso.
Um exemplo de uma língua em extinção pode ser aramaico, que é a língua que foi falada por jesus, e foi também a linguagem utilizada por vários impérios na antiguidade, além de ser o idioma no qual foi escrito várias partes de alguns livros bíblicos, como Esdras e Daniel.
O aramaico ainda é falado hoje por pequenas comunidades, especialmente na síria, mas resta muito pouco do aramaico original, o árabe está se tornando a língua mais falada entre os povos dessas pequenas comunidades, por isso o aramaico, corre risco de extinção.
Não é uma língua extinta, mas em processo de extinção.
O Brasil está entre os países que possuem mais línguas em risco de extinção
Segundo a Unesco (organização das nações unidas), existem 542 idiomas em situação de risco de extinção, e 45 desses idiomas estão no Brasil.
As linguagens que correm risco de serem extinguidas no Brasil, são as linguagens indígenas,190 delas correm o risco de desparecer, e 45 delas estão entre as linguagens em perigo crítico de extinção, e 12 línguas são já consideradas, línguas mortas.
Estudos mostram que há idiomas como Kaixána, falado por apenas uma pessoa, habitante do Amazonas, e outro idioma que poucos ouviram falar certamente, é o mawayana ,falado por apenas 10 tribos que vivem na fronteira com a Guiana.
Se não houver a preocupação da preservação serão logo mais consideradas também, línguas mortas.
Quais as razões para a extinção de um idioma?
Quais as razões para a extinção de um idioma?
Uma das principais razões para a extinção, pode ser quando se cessa de ensinar a linguagem, se as crianças não são ensinadas, a língua não será transmitida a gerações posteriores.
Outra causa, pode ser os Fatores econômicos, por exemplo, algumas pessoas veem que certo idioma é mais dominante e lhe trará mais oportunidades de crescimento profissional e melhor integração na sociedade.
As questões políticas também podem ter muita influência nisso, por exemplo se um grupo de pessoas, é expulso do seu território e tem que viver em outro local, onde fala-se outra língua, acabam senso obrigados a falar a língua daquele povo onde passam a viver, portanto acabam deixando de praticar sua língua materna, e essa tende a cair em desuso.
Por que a preservação é importante?
Um estudo mostra que 25% dos idiomas no mundo, estão ameaçados.
Se uma língua morre, morre com ela costumes e valores de um povo, toda a riqueza de sua história, sua arte, suas tradições, em suma, toda a cultura incutida em suas raízes, pois se as pessoas não transmitem mais seus conhecimentos através de sua língua, ela acaba morrendo.
Por essa razão é importante manter a língua em uso, para que assim a cultura de uma geração seja mantida viva.
Maneiras para preservação
Uma boa maneira para preservar uma língua, pode ser o incentivo, incentivar os mais jovens, mostrando a importância de não deixar que sua linguagem materna caia no esquecimento, ensiná-los que o legado que isso tem para uma sociedade é algo de um valor imensurável.
Os meios tecnológicos e a internet, também podem ser boas ferramentas, para falar e disseminar entre as pessoas, a consciência da importância de manter a linguagem sempre viva.
Em suma, é necessário que se busquem métodos para manter a linguagem sempre viva.
Comentários
Postar um comentário